IDENTIFICAÇÃO DOS EVENTOS
VIII Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para Educação Básica e Superior.
e
III Encontro Internacional sobre a Formação Docente para Educação Básica e Superior
TEMÁTICA:
Formação Docente Currículo, Avaliação na Educação e Superior: Perspectiva e Inovação em Contexto de Reformas
INSTITUIÇÃO PROMOTORA:
Universidade de Brasília – Faculdade de Educação
REALIZAÇÃO
Faculdade de Educação – FE
Departamento de Métodos e Técnicas – MTC
Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE
Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional – PPGEMP
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 04 a 06 de dezembro de 2019
CARGA HORÁRIA: 40 hora;
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 500 (quinhentos)
PÚBLICO-ALVO:
professores da educação superior e básica,
pesquisadores,
estudantes de graduação e pós graduação
coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação.
OBJETIVOS:
Objetivo geral
Consolidar mais um espaço de reflexão, socialização e sistematização de experiências de caráter científico, no âmbito da docência na educação básica e superior entre redes e grupos ou núcleos de pesquisa nas três regiões.
Objetivos específicos
Socializar os conhecimentos com os demais grupos de pesquisa sobre docência na educação básica e superior no âmbito das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Discutir os conhecimentos resultantes das pesquisas e estudos realizados nos cursos de graduação e pós-graduação em educação.
Aprofundar temáticas investigativas no âmbito da educação básica e superior e profissional tecnológica.
Articular as redes, os grupos de pesquisas e os programas de pós-graduação em educação das três regiões.
Mobilizar pesquisadores, estudiosos, docentes e estudantes e a sociedade em geral a envidar esforços na promoção da educação, justiça social e a construção de uma cultura acadêmica mais igualitária.
Refletir sobre as concepções de docência presencial e virtual, no âmbito da educação básica, superior e profissional tecnológica.
EIXOS TEMÁTICOS
Formação Docente
Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para a educação básica. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional de docentes da educação superior e básica. A organização político-pedagógica da categoria profissional. Desenvolvimento profissional de professores.
Políticas de formação de professores para a Educação Básica e Superior;
Identidades e Profissionalidade docente;
Trabalho docente: saúde, resistência e reexistência;
Narrativas e formação de professores.
Currículo e formação de professores da educação básica e superior
Currículo e conhecimentos científicos, pedagógicos e experienciais. O currículo como expressão do projeto pedagógico. As possibilidades da organização curricular na perspectiva da integração e da interdisciplinaridade bem como as peculiaridades étnicas culturais e regionais.
Políticas Curriculares para Educação Básica e Superior;
Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico;
Currículo e diversidades;
Epistemologias do campo curricular.
Avaliação
Políticas avaliativas na Educação Básica e Superior;
Avaliação formativa e (de)formativa na Educação Básica e na Educação Superior;
Avaliações externas e trabalho na escola;
Avaliação institucional na Educação Básica e Educação Superior;
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DOS ENCONTROS
Conferência: exposição oral proferida por um convidado internacional e nacional com expertise em um dos eixos do evento, conforme o quadro de atividades. Ocorrerão entre os dias 04 a 06 de dezembro de 2019, com duração de 60 minutos.
Mesas redondas: espaços e tempos para apresentação das pesquisas, no sentido de vislumbrarmos nossas fronteiras na produção de conhecimento. Teremos três mesas redondas de acordo com os eixos temáticos definidos pelo VIII ENFORSUP III INTERFOR: “Formação docente, currículo e avaliação na educação básica e superior: perspectivas de inovação em contexto de reformas”. Cada mesa redonda contará com a presença de dois pesquisadores, perfazendo um total de seis convidados.
Comunicações orais: espaços destinados à apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos participantes do VIII ENFORSUP e III INTERFOR. As sessões serão organizadas respeitando os eixos temáticos do encontro. Os participantes se agruparão simultaneamente em salas distintas para comunicarem os seus trabalhos. A duração de cada sessão será de aproximadamente duas horas e conta com a apresentação de 5 a 8 trabalhos em salas reservadas para essas exposições
Apresentação de pôster: o pôster é um instrumento de comunicação, que sintetiza e divulga, em eventos acadêmicos/científicos, resultado de pesquisas concluídas e/ou em desenvolvimento. A sua função principal é divulgar o trabalho de forma visual. A inauguração dos pôsteres no VIII ENFORSUP e do III INTERFOR acontecerá no dia 05 de dezembro (segundo dia do evento) em salas de aulas e o dia 06 de dezembro.